Software rastreia movimentos dos olhos para controlar celular «Telemóvel»




Tecnologia chamada EyePhone libera as mãos do controle do aparelho.
A tecnologia de rastreamento dos movimentos dos olhos pode chegar em breve aos aparelhos celulares, liberando as mãos do controle de aparelhos móveis, revelou nesta segunda-feira (24) a revista científica Technology Review.
Pesquisadores da Universidade de Dartmouth, no Reino Unido, criaram um software que pode dar à luz ao EyePhone (em inglês, OlhoFone).
Embora o rastreamento do movimento dos olhos não seja nada novo – vem sendo usado há anos para permitir que pessoas com deficiências usem computadores – a tecnologia é difícil de operar em um pequeno aparelho móvel como o celular.
A equipe, liderada por Andrew Campbell, desenvolveu um novo algoritmo (sequência e instruções de tarefas a serem realizadas por um computador) que aprende a identificar os movimentos dos olhos de uma pessoa em diferentes condições.
Para calibrar o sistema, é preciso tirar fotos dos dois olhos do usuário em um ambiente fechado e na rua. Durante a fase de aprendizagem, o software é treinado para reconhecer os movimentos dos olhos em várias condições de luminosidade.
Testado em um Nokia N810, o EyePhone rastreia a posição do olho do usuário em relação à tela, em vez de focar onde a pessoa está olhando. O software divide a imagem da câmara em nove regiões e procura pelo olho em uma delas.
O usuário precisa posicionar o celular para que uma “caixa de erros” fique situada em torno do olho. O sistema pode reconhecer o órgão enquanto ele se mantém dentro da caixa. Uma piscada equivale a um clique no rato, permitindo ao usuário que escolha um aplicativo.
A equipe deverá apresentar o estudo em uma conferência em Nova Déli, na Índia, em Agosto. O sistema ainda é básico, mas os pesquisadores querem desenvolver métodos mais avançados.
A equipe de Campbell também desenvolveu o NeuroPhone, um iPhone que se liga ao cérebro. O sistema usa um capacete com eléctrodos de electroencefalográfica (registo gráfico das correntes eléctricas desenvolvidas no encéfalo) para controlar um iPhone.
Um aplicativo de contactos controlado pela mente faz imagens dos contactos. Quando o usuário vê a pessoa para quem quer ligar, o cérebro acciona o sistema e diz para o iPhone ligar para a pessoa.
Fonte: http://noticias.r7.com
Esta notícia foi retFonte: irada do Blog – Deficiente Ciente. Vera. Brasil.

Comentários