Médicos do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) irão integrar e colaborar com uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, que se vai deslocar à Guiné-Bissau para uma missão de ajuda humanitária hospitalar. Uma ação promovida pela Associação “Saúde Sabe Tene” – SSTENE (ONG) entre 28 de janeiro e 4 de fevereiro. Telma Mendes, Maria Helena Brito e Guillermo Pastor, são os três médicos do CHUCB, são especialistas nas áreas da Medicina Interna e Cirurgia e vão ajudar a suprimir algumas carências existentes ao nível dos cuidados especializados, nomeadamente com a prestação de consultas e cirurgias.

Durante esse período, os três médicos vão, também, dar formação aos profissionais internos do Hospital Nacional Simão Mendes, por forma a partilhar conhecimento e promover a melhoria dos cuidados prestados, numa unidade de saúde e num país, com condições muito adversas e diferentes da realidade portuguesa.


Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira contribui ainda, com o fornecimento de alguns materiais e equipamentos médicos, nomeadamente, equipamentos de proteção individual (EPIs) e material cirúrgico. A Associação “Saúde Sabe Tene” – SSTENE (ONG) é uma Associação de cariz humanitário, sem fins lucrativos e tem como missão a sensibilização da sociedade portuguesa e outras comunidades para os problemas sócio humanitários e sanitários, bem como prestar assistência às populações desfavorecidas da comunidade dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), particularmente da Guiné-Bissau, em Portugal e nos países de origem. 


  Fonte da Noticia – Veeja Aqui

Comentários