Cabo Verde - Adevic prevê um ano de “difíceis desafios” para pessoas com deficiência visual

O presidente da Adevic disse hoje que prevê um ano de “difíceis desafios” para as pessoas com deficiência visual visto que a crise pandémica provocou situações de perda de rendimento e dificuldades na compra de medicamentos e alimentos.

 Marciano Monteiro, que falava à Inforpress sobre as perspectivas para o ano 2022 e projectos de relevância, sublinhou ainda, que apesar dos desafios a Associação dos Deficientes Visuais de Cabo Verde (Adevic) quer trabalhar para novas conquistas no sentido de poder desenvolver mais acções a favor das pessoas cegas no País.

“Para fazer isso, temos de trabalhar fortemente junto dos nossos parceiros visando conseguir financiamento para que possamos levar a cabo os nossos projectos e cujo maior realce é a formação de pessoas cegas em Cabo Verde para que possam viver com dignidade”, realçou.

 Neste âmbito, afirmou que o foco da Adevic em 2022 vai estar voltado no aprofundamento da solidariedade para com os membros da associação que estão a viver com várias dificuldades impostas pela situação pandémica.

 “Temos associados que estão a passar dificuldades na compra de alimentos e até medicamentos, já que com a pandemia não puderam exercer nenhuma actividade geradora de rendimento para poderem assim complementar a pensão social que lhes é facultada pelo Governo”, disse, lembrando que ninguém e em nenhum contexto deve ficar para trás.



 Conforme Marciano Monteiro a Adevic já está a sentir-se “sufocada” com pedidos de associados para compra de medicamentos e alimentos, pelo que pede apoio aos parceiros para poder dar respostas às solicitações.


 Isso porque, explicou, a maioria das pessoas cegas têm no seu histórico médico outras situações de saúde, como epilepsia e diabetes, pelo que têm de ter medicamentos para poderem controlar a doença.


 Para poder ajudar, Monteiro diz que a Adevic prevê solicitar uma parceria ao Ministério de Saúde e ao próprio Governo no sentido de conceder medicamentos e consultas para que estes associados continuem a lutar para a melhoria das suas vidas.


 Hoje com a visita dos deputados de Santiago Sul do PAICV às instalações da Adevic, Marciano Monteiro solicitou apoio e parcerias no sentido destes lhe ajudarem a abrir corredores para resolver os problemas que vão surgindo.


 No sector educativo, aquele responsável da Adevic também prevê dificuldades já que com a pandemia, os materiais didácticos que, normalmente, vêm do exterior não chegaram, pelo que afirmou ter de lutar com os que já estavam no país e que já estão a pedir substituição.


 Por tudo isso, Marciano Monteiro prevê um ano difícil e de muita luta na Adevic para poder responder e solucionar os problemas das 13 mil pessoas, segundo o Censo, com deficiência visual 



Fontr da Notícia – Veja Aqui

Comentários