São Tomé e Príncipe - Comissão do Esporte debate com especialistas os benefícios da capoeira para a qualidade de vida

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta segunda-feira (25) sobre os benefícios da capoeira para a qualidade de vida e o bem-estar social.

https://www.camara.leg.br/noticias/819065-comissao-do-esporte-debate-com-especialistas-os-beneficios-da-capoeira-para-a-qualidade-de-vida/#:~:text=O%20debate%20ser%C3%A1%20realizado%20no%20plen%C3%A1rio%208%2C%20%C3%A0s%2014h30%2C%20e%20poder%C3%A1%20ser%20acompanhado%20de%20forma%20virtual%20e%20interativa%20pelo%20e-Democracia.

O deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), que pediu o debate, lembra na escola a capoeira arte-dança se faz presente por meio das manifestações da música, ritmo, canto, instrumentos, dança, expressão corporal e criatividade de movimentos.

"A capoeira como esporte foi institucionalizada em 1972, pelo Conselho Nacional de Desportos. 

A prática regular dessa atividade esportiva contribui positivamente para a saúde e o bem-estar social, na capacidade funcional e na qualidade de vida das pessoas", observou.

 O deputado também citou que a capoeira é um elemento de adaptação e reabilitação no universo da pessoa com deficiência e do idoso.

De batedores 


- A secretária Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social do Ministério da Cidadania, Fabiola Molina;

 - O diretor-geral do Desporto do Ministério da Juventude e do Desporto de São Tomé e Príncipe, Akadiry
Emery Marcal;

 - O atleta representante da capoeira em São Tomé e Príncipe, Maykel Ribeiro Furtado;

 - O presidente do Raízes do Brasil, Ralil Salomão; - O diretor da Escola Parque da 313/314 Sul, Rommel Jorge Marques Maia; e 

- O professor e mestre do Grupo Capoeira Brasil, Carey Million.


Fonte da Noticia – Veja Aqui

Comentários