Brasil - Comissão promove debate sobre o tratamento da amiloidose no Brasil

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência promove audiência pública na terça-feira (26) para discutir o tratamento da amiloidose hereditária (PAF-TTR) no Brasil.

 O pedido para a realização do debate foi feito pela deputada Rejane Dias (PT-PI). Ela explica que a amiloidose hereditária é uma doença genética rara, multissistêmica, progressiva, debilitante e fatal, e que está associada a uma expectativa de vida média de apenas dez anos desde o início dos sintomas se não tratada a causa subjacente.

> "A falta de medicamentos para os estágios não iniciais da doença ocasiona um prejuízo no tratamento da PAF-TTR.

 Por isso, torna-se necessário o debate sobre terapias alternativas para o tratamento da doença", diz a deputada. Foram convidados A presidente da Federação das Associações de Doenças Raras do Norte, Nordeste e Centro-Oeste (Fedrann), Monica Vieira Aderaldo;

 O secretário-executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), Romilson Volotão;

 O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto; A presidente da Associação Brasileira de Paramiloidose (ABPAR), Liana Claudia Uriarte Ferronat; A coordenadora de epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, Maria Amélia de Oliveira Costa; e O vice-presidente da PTC Therapeutics Brasil, Rogério Ribeiro da Silva.

 O debate será realizado às 14 horas no plenário 12 e terá transmissão interativa por meio do e-Democracia.


  Fonte da Noticia – Veja Aqui: Agência Câmara de Notícias

Comentários