Brasil - Dia Nacional de Doação de Sangue da Pessoa com Deficiência ecoa no Brasil

5ª edição da campanha Gotas Eficientes que, mobiliza pessoas com deficiência para doação de sangue, foi realizada esse sábado em todo território nacional

 Na manhã deste sábado (18), aconteceu a 5ª edição do projeto social Gotas Eficientes, que comemorou em âmbito nacional, o Dia Nacional de Doação de Sangue da Pessoa com Deficiência. Atualmente, os bancos de sangue estão com quantidades alarmantes de sangue, então a ação é muito bem-vinda nesses tempos complicados.

A campanha ocorreu em diversos hemocentros espalhados pelo brasil, grupos de deficientes se reuniram e marcaram de irem juntos doar no mesmo local como ocorreu no AC Camargo Câncer Center, na aclimação que reuniu 30 pessoas com deficiência e amigos para DOAREM O AMOR QUE CORRE EM SUAS VEIAS.

 Também outros grupos de apoiadores, convocados pelo Adote um Cidadão, se reuniram em São Bernardo do Campo, onde teve início a ação,

 Doe Sangue Guarulhos e em Santo Amaro, com número total de 102 doadores que juntos podem salvar até 408 cidadãos que necessitam de sangue para se recuperarem.

 Os doadores, que se mostravam animados com a ação, repetiam às pessoas que passavam que “todos devem doar amor através do seu sangue”.

 Deficiente visual, Zilda Costa, convidou a população para praticar o bem ao próximo.

 “Quem puder, venha ajudar. Está faltando muito sangue nos bancos hospitalares, e as pessoas estão sempre precisando.

 Não precisa ser agora, não precisa ser hoje, mas assim que sentir no seu coração, doe. Fiz minha boa ação e doei meu sangue para vocês, pense no próximo e doe também”, disse Zilda Costa.


José Vicente de Paula, Co-Coordenador do projeto, diz “estamos aqui hoje dando o exemplo de que também somos cidadãos, que nos preocupamos com a saúde do próximo, isso nos faz sentirmos como gente, fora que também nunca sabemos o dia de amanhã, a gente pode precisar”

. O idealizador do Projeto, Antônio Carlos Veiga destacou que os deficientes sempre recebem ajuda e, nesta data, podem fazer o bem pelo próximo por meio do sangue doado.

 “Todos estavam muito felizes, porque eles sentem que, assim, podem retribuir um pouco daquilo que recebem a vida toda.

 Neste dia eles, que normalmente são ajudados, têm a oportunidade de ajudar”, pontuou.


  Diante do atual momento e medidas de isolamento, os estoques dos bancos de sangue despencaram e a ação se torna ainda mais imprescindível.

 “A proposta é ajudar no reabastecimento dos bancos de sangues. Vale destacar que uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas”, relembra o empreendedor.


A Campanha do Gotas Eficientes contou com inúmeros apoiadores, entre eles, as madrinhas Mara Gabrilli, senadora, integrante de comitê na ONU e defensora dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil e no mundo, e a atriz Vanessa Gerbelli.

 “Estamos felizes por todos padrinhos, madrinhas e apoiadores que ajudaram nessa campanha e também animados pela proporção que o evento cresce a cada edição, isso é muito gratificante, porque sabemos que estamos conseguindo ajudar muita gente.

” Comemora o Idealizador. O Evento se estende do dia 18 ao dia 25 de setembro. A Associação dos Deficientes Visuais de Mato Grosso do Sul já confirmou que reunirá um grupo em Campo Grande - MS, para ir dia 21, que é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, juntamente com outras associações a realizarem a doação de sangue. Para 2022, o Gotas Eficiente já conta com nova data, será iniciado no dia 17 se expandindo até o dia 24 de setembro.


  Fonte da Noticia – Veja Aqui

Comentários