Portugal - Surf Adaptado. Onda de superação

 

“Nós não queremos saber se é difícil, apenas se é possível!”. Esta é a mensagem da SURFaddict, associação que concretiza sonhos e fabrica sorrisos as pessoas com deficiência.
Nuno Vitorino fundou, em 2012, a SURFaddict – Associação Portuguesa de Surf Adaptado – com o objetivo de proporcionar a pessoas com deficiência física ou outra uma experiência de surf, sempre acompanhada por monitores com competências específicas.


 Não há barreiras físicas nem cadeira de rodas que impeçam de apanhar uma onda, basta aparecer na praia!

Tetraplégico desde os 18 anos, Nuno Vitorino, atual campeão europeu de surf adaptado e ex-nadador paralímpico, quer mudar mentalidades, facilitar a inclusão social e proporcionar bem-estar físico e mental a pessoas com deficiência. Ao logo de nove anos de atividade, os voluntários da associação levaram mais de sete mil pessoas com deficiência ao mar, são muitas e muitas as histórias de superação. As pessoas que pretendam ter essa experiência podem consultar o programa de atividades no site www.surfadaptado.pt ou nas redes sociais Instagram surfaddict_oficial.


. www.facebook.com/SurfAdaptadoPortugal.



A presença nos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004 influenciou-o a criar a SURFaddict?


ssa participação foi o princípio de tudo. Deu-me maior visibilidade, tornei-me um empreendedor social e moldou-me o caráter, fiquei mais resiliente e responsável.

 O reconhecimento é bom, mas mais importante é saber que posso fazer alguma coisa com significado na vida das pessoas.

 Essa é a minha medalha. Estavam lá profissionais que ganhavam muito dinheiro a fazer desporto, e outros atletas, caso dos portugueses – pessoas com dificuldade em arranjar emprego e para quem o final do mês é difícil – que eram tão bons ou melhores do que os outros.

 Em condições de igualdade muito dificilmente alguém nos ganha.

  Fonte da Noticia – Veja Aqui

Comentários