Brasil - Pessoas com deficiência física e exercícios: sem limites para a superação

Prática de atividade física traz benefícios não só para o corpo, mas também promove a inclusão e melhora da autoestima.

 

 O número de pessoas com deficiência física praticando exercícios e fazendo esportes é cada vez maior. Trata-se de uma ótima mudança de hábitos, já que a atividade física traz diversos benefícios para este público, tanto na parte física quanto mental.

No Brasil, a prática de esportes por pessoas com deficiência física começou na década de 50, com o basquetebol em cadeira de rodas. Esta modalidade fez com que outras práticas de atividades físicas e esportivas fossem possíveis, abrindo as portas do exercício para este grupo e tornando os benefícios da prática esportiva acessíveis para qualquer indivíduo.

 

  Sileno Santos, diretor de programas esportivos adaptados da Associação Desportiva para Deficientes (ADD), conta que cada tipo de deficiência direciona a prática de um paradesporto. Pessoas com deficiência física normalmente praticam natação, tênis de mesa e basquetebol em cadeira de rodas, entre outros. Pessoas com deficiência visual, por outro lado, praticam natação, atletismo e goalball, um esporte coletivo com bola onde o objetivo é lançar a bola com as mãos para dentro da rede adversária. O aumento no número de praticantes não significa que as dificuldades tenham se tornado menores.

 

 A falta de incentivo e a inexistência de programas em clubes, academias, escolas, universidades e centros comunitários destinados às pessoas com deficiência física, além da falta de profissionais qualificados, ainda são fatores que levam a um menor envolvimento na realização de atividades físicas. A questão da acessibilidade em transportes públicos e mobilidade urbana em geral, bem como nos locais que podem ser utilizados para receber as pessoas com deficiência, também são barreiras a serem superadas.

 

  Fonte da Noticia – Veja Aqui

Comentários