MAIS RECENTE ROBOT DA TOYOTA AJUDA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS TAREFAS DOMÉSTICAS

A mais recente criação robótica da Toyota pode transformar a vida das pessoas que têm uma mobilidade limitada e que, muitas vezes, estão dependentes de terceiros para concretizar algumas tarefas básicas do dia a dia. 


Depois de muitos anos no laboratório, o Human Support Robot (HSR) foi posto à prova na vida real. Numa ida casa à casa de Romy Camargo, um veterano da guerra que sofreu lesões no Afeganistão que acabaram por deixá-lo paralisado do pescoço para baixo, o robot pôde provar a sua prestação – acompanhado dos seus criadores.


O HSR ajudou Romy a executar diversas tarefas em casa, como por exemplo abrir portas e ir buscar garrafas de água ou outros mantimentos à dispensa.


 Com cerca de um metro de altura, o seu “corpo” é telescópico, tendo um braço que dobra e entende e ainda mãos também flexíveis. Para se guiar, possui sensores que o ajudam a construir um mapa da sua área operacional. 

Através de um tablet e/ou de comandos de voz, é possível controlar o robot. Para Romy, o HSR pode corresponder a “um novo capítulo no apoio a pessoas com deficiência”.

Quando os engenheiros da Toyota começaram a trabalhar neste robot, tinham em mente uma silhueta compacta e leve (para este melhor chegar aos objetos), a segurança (e para isso apostaram em tecnologia de prevenção de obstáculos) e por fim, queriam uma interface intuitiva que fosse fácil de utilizar, dependendo das limitações do utilizador.

No entanto, a Toyota ainda está a aperfeiçoar o design do robot e planeia tomar como exemplo a experiência com Romy, para o tornar ainda mais útil e eficiente.

 O HSR faz parte de uma gama de robots que a empresa japonesa prevê desenvolver para ajudar as pessoas com deficiência e também as pessoas idosas.

Outro dos seus projetos é o desenvolvimento do Care Assitant Robot, destinado a instalações médicas, para ajudar os trabalhadores a levantar e a transportar os pacientes para as camas.


Fonte da Notícia – Veja Aqui

Comentários