Não há casos de registo do vírus do ébola na Guiné Bissau, mas como medida de prevenção, decorre este fim de semana, em Bissau, uma formação de profissionais guineenses, com o apoio americano e da ONU.
Está a decorrer este sábado, 6 de setembro, e amanhã, domingo, 7 de setembro, em Bissau, uma acção de formação de profissionais da saúde pública, sobre o vírus do ébola, sob o patrocínio do Representante do Secretário Geral da ONU, na Guiné Bissau, o santomense, Miguel Trovoada.
A formação está sob a responsabilidade de especialidades americanos da prestigiada Universidade americana, John Hopkins e beneficia cerca de 35 técnicos da saúde pública, guineenses, mas também de alguns países daquela região ocidental africana.
"Trata-se de capacitar as pessoas, aumentando o seu conhecimento, e na prevenção e gestão eventual desta doença; é fundamentalmente isso, que as Nações Unidas, decidiram levar a cabo, e estão aqui presentes, representantes de vários países do nosso continente, e estamos com a colaboração preciosa, da Universidade John Hopkins, que enviou para cá, eminentes personalidades, que vão participar neste curso de formação
. Esperamos que as pessoas sairão com maiores conhecimentos e estarão à altura de prestar um apoio muito grande à população, no caso de prevenção, e esperemos que nunca venha a acontecer", declarou à imprensa guineense, Miguel Trovoada, antigo Presidente de S. Tomé e Príncipe.
Comentários