Fundação Champalimaud cria escola de radioterapia

A presidente da Fundação Champalimaud anunciou hoje o lançamento de uma plataforma conjunta com uma instituição científica internacional para fazer investigação em cancro e a criação de uma escola para formação de profissionais em radioterapia de dose única.
Falando aos jornalistas no final de uma reunião do Conselho de Curadores da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza sublinhou a continuação do reforço da cooperação com instituições cientificas internacionais na investigação com base clínica do cancro.
"A Fundação Champalimaud detém um conjunto de patentes que têm a ver com o diagnóstico precoce e a personalização do tratamento em situação de cancro que são a base da investigação e que vamos desenvolver com efeitos clínicos na área do cancro, numa plataforma conjunta com o Mount Sinai Hospital, de Nova Iorque", disse. http://www.blogger.com/img/blank.gif
Segundo a responsável, esta colaboração cientifica tem como objetivo prosseguir a procura de tratamentos mais personalizados, adaptados a cada situação concreta e com menos efeitos secundários negativos.
Por outro lado, a presidente da fundação anunciou a montagem de uma escola para formar médicos e outros profissionais de saúde na utilização de aceleradores lineares, que permitem fazer tratamentos de radioterapia de dose única.
Este tratamento substitui o tratamento tradicional fracionado, por tratamentos de dose única, dados em muito menos tempo, com maior concentração e, do ponto de vista de incidência, com maior precisão, especificou.

Fonte: DN

Comentários