Entrega Premio Ser Capaz Investigação e Tecnologia – 2011 – Pela Associação Salvador


A Associação Salvador atribuiu o Prémio "Ser Capaz - Investigação e Tecnologia 2011" ao projeto "DACHOR - lntegrated Design and COntrol of Hybrid Active Orthoses", da responsabilidade de Miguel Silva, Jorge Martins, Paulo Melo e Carlos Vasconcelos, tendo ainda galardoado, com duas menções honrosas, os projetos"IntellWheels" de Luis Reis, António Moreira, Marcelo Prety, Brigida Faria e Sérgio Vasconcelos e "Living Home Center" de Carlos Pires, Fernando Pinto e Victor Teixeira.
A cerimónia pública de entrega dos galardões teve lugar ontem, dia 16 de Janeiro, pelas 18h30, no Espaço BES Arte & Finança, em Lisboa. Contou com a presença dos vários grupos premiados, os quais fizeram uma apresentação publica dos projetos vencedora.
A atribuição deste prémio, no valor de € 10.000 é anual e prevê o financiamento de projetos que contribuam para o desenvolvimento de produtos, instrumentos, tecnologias, metodologias, equipamentos ou sistemas técnicos que previnam, compensem, atenuem ou neutralizem a incapacidade de uma pessoa portadora de deficiência motora.
O período de candidaturas da segunda edição do prémio decorreu entre 23 de Maio e 14 de Outubro de 2011, tendo o júri, composto por Salvador Mendes de Almeida, fundador e presidente da Associação Salvador, por António Câmara, presidente da YDreams e por Fernando Lobo, professor -DEEI-FCT- Universidade do Algarve, seleccionados três vencedores de 22 candidaturas recepcionadas.
A edição de 2011 do Prémio Ser Capaz - Investigação e Tecnologia contou com o patrocínio da Abbott e com o apoio dos Mecenas da Associação Salvador, Banco Espírito Santo e Semapa, e ainda com o apoio logístico da Ydreams.

1º Prémio - € 5.000
Projeto "DACHOR - lntegrated Design and COntrol of Hybrid Active Orthoses"

Para mais informação, veja aqui: Associação Salvador

Nelson F. A. Mendes

Comentários