Importantes monumentos Portugueses estão em falta com a acessibilidade


Nascido na Índia há 19 anos, Ram Bindu vive em Portugal há seis anos. Sofre de poliomielite, doença do sistema nervoso causada por um vírus que pode provocar paralisia permanente, sobretudo em crianças. Ram desloca-se com apoio de muletas canadenses ou cadeira de rodas, mas, graças à solidariedade dos professores e colegas da escola das Olaias, conseguiu tirar a carta de motorista. Com a ajuda da Associação Salvador, ganhou um carro adaptado e conseguiu ganhar mais "independência". A viver em Olival Basto, Odivelas, Ram Bindu chega mais depressa à escola e, ao mesmo tempo, pode conviver mais com os amigos e divertir-se fora de casa.
Recorda uma viagem de estudo em que teve de ser transportado pelos colegas para assistir a uma peça de teatro no Mosteiro dos Jerônimos, pois o acesso à sala era feito através de uma longa escadaria. Relembra também a vez em que teve de ficar à porta da Torre de Belém, pois a sua cadeira de rodas não conseguia ultrapassar a única via de acesso ao monumento - as escadas.
De acordo com o Instituto de Gestão do Patrimônio Arquitetônico e Arqueológico, estão previstas para este ano obras de melhoramento das condições de acesso ao Mosteiro dos Jerônimos e Torre de Belém. No primeiro caso, está prevista a implantação de um núcleo de acessos verticais, que possibilita o acesso dos visitantes com mobilidade condicionada a todas as áreas no circuito de visita. Na Torre de Belém, vão ser construídos uma rampa junto ao muro do lado nascente e um novo passadiço.
Actualmente, o Mosteiro dos Jerónimos informa que possui acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida na Igreja e Claustro Inferior e percurso tátil para cegos. A Torre de Belém possui acessibilidade parcial (baluarte) para pessoas com mobilidade reduzida.
Esta notícia foi retirada do «Blogue da Manuela Ralha»
Fonte: Correio da Manhã

Comentários