Associação Salvador – Sensibilização nas Escolas – Ano Lectivo Ano 2011\2012



Nos últimos três anos a Associação Salvador desafiou as escolas com 3ª Ciclo e/ou Secundário a desenvolverem trabalhos sobre a temática da deficiência. A receptividade tem sido grande, havendo de ano para ano um maior número de participações. É bom sentirmos que a deficiência motora é cada vez mais um tema que é levado para dentro das escolas, pois só desta forma se conseguirá desmistificar os preconceitos existentes.
Para o ano lectivo 2011/2012, a Associação Salvador convida todos os alunos do 3º ciclo e secundário a organizarem um projecto com vista a sensibilizar a comunidade envolvente para o tema da deficiência motora.
Alguns exemplos de acções a realizar: (1) sensibilização junto dos espaços para melhorarem as acessibilidades físicas, (2) "pedi-paper" em cadeira de rodas, (3) exposição, (4) dia dedicado ao desporto adaptado, (5) evento de angariação de fundos para ajudar uma pessoa com deficiência residente na zona.
O projecto pode ser desenvolvido no âmbito das disciplinas de formação cívica, ou outras que considerem pertinentes.
A Associação Salvador analisará as diversas propostas recebidas, à luz de três critérios: criatividade, capacidade de execução e impacto na comunidade .
As escolas cujos grupos de alunos apresentarem as melhores candidaturas de cada distrito, poderão receber uma palestra da Associação Salvador, que tem como objectivo desmistificar o tema da deficiência, e que será dada pelo Salvador Mendes de Almeida ou por outro voluntário com deficiência motora com uma história de vida semelhante.

Fonte: Notícia da Associação Salvador

Comentários