Doa brinquedos normais que o IPL adapta-os para crianças portadoras de deficiência


O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) anunciou a campanha “Mil brinquedos, por Mil sorrisos”, que visa angariar brinquedos e adaptá-los a crianças portadoras de deficiência.
Esta campanha, que surgiu através do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do IPL há três anos, consiste em recolher qualquer tipo de brinquedo com um sistema electrónico simples (botão, on/off), que serão transformados em brinquedos passíveis de ser utilizados por crianças com necessidades educativas especiais.
A adaptação dos brinquedos será feita pelos alunos e professores do curso de Engenharia Electrotécnica do IPL, em colaboração com outros estudantes e escolas que se queiram associar.
“Não há no mercado brinquedos para este tipo de crianças”, referiu o presidente do IPL, Nuno Mangas, que lançou um desafio a toda a sociedade civil para participar, doando brinquedos.
O Objectivo é alcançar os mil brinquedos, que serão doados a todas as Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral do país, na Gala da Inclusão, que decorrerá no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, no dia 3 de Dezembro, com a presença de Maria Cavaco Silva, madrinha da campanha.
O coordenador do curso de Engenharia Electrotécnica, Nuno Rodrigues, revelou que está a ser desenvolvido um botão externo sensível ao toque, que servirá para as crianças ligarem e desligarem o brinquedo.
Para o responsável não é pelo desafio da tarefa que estão envolvidos, uma vez que consideram a adaptação “nada de extraordinário, abraçamos a causa pela grandeza e relevância do desafio”, salientou.
Fonte: Diário as Beiras
Para mais informações, leia a notícia completa no Blog «Tetraplégico» Eduardo Jorge

Comentários

Com a chegada da época do Natal seria interessante se houvesse alguma campanha desse tipo do lado de cá do Atlântico. Fala-se tanto em "espírito natalino" e solidariedade cristã mas não se vê ação em benefício de crianças com alguma deficiência.
Isso é verdade, parece que os deficientes não existem. Também aqui em portugal também á muita dificuldade em arranjar brinquedos para as crianças com deficiencia.
Isso é verdade, parece que os deficientes não existem. Também aqui em portugal também á muita dificuldade em arranjar brinquedos para as crianças com deficiencia.