Nova frota de 30 autocarros da Carris permite a passageiros com deficiência ‘viajar pelo mundo’


A Carris apresentou dia 03 de Setembro, um dos 30 autocarros da nova frota com características técnicas inovadoras, que se traduzem em transportar «todos» com comodidade, e que possuem Internet, para os passageiros «viajarem pelo mundo».
José Manuel Silva Rodrigues, presidente da Carris, apresentou à agência Lusa o novo autocarro, equipado com «sistema wi-fi grátis da TMN», como uma referência «técnica inovadora», que permite ao utente, através de «computador ou telemóvel», durante o percurso que está a efectuar, viajar via Internet por «qualquer parte do mundo».
O gestor ressalvou que «as viaturas traduzem uma maior comodidade, conforto e segurança para todos os passageiros, tendo em atenção as características pessoais que nos separam».
Deu como exemplo as rampas de acesso a cadeiras de rodas e o dispositivo de segurança que existe dentro do veículo, que têm como objectivo «dar a todos os clientes, não esquecendo os que são diferentes, igualdade de circunstâncias, para uma melhor mobilidade».
Para imobilizar a viatura existe um botão, devidamente identificado, que, ao ser pressionado, o visor «sinaliza por escrito e com voz» o local onde o autocarro se encontra.
Também a «aplicação de uma placa com leitura Braille para cidadãos invisuais e com baixa visão» está já colocada nas paragens dos autocarros.
A informação por SMS ao minuto, que permite aos clientes com necessidades “diferentes” a consulta dos tempos de espera dos veículos nas paragens através do seu telemóvel, «já está activada».
São ainda «disponibilizados cd’s» com a descrição áudio do percurso de carreiras acessíveis, preparadas para o «transporte de passageiros de mobilidade reduzida, dando a indicação das paragens e respectivos interfaces», explicou o director.
A empresa disponibiliza também mapas de consulta rápida (spider maps) nas paragens Carris.
No entanto, o gestor não deixou de lembrar que a empresa teve em «grande consideração o ambiente» e que a aposta foi também oferecer transportes menos poluentes. «Os motores são o que existe de mais moderno a nível de protecção ambiental», afiança.
O presidente sublinhou que «só no dia 22 de Setembro a CARRIS apresentará publicamente, junto à Gare do Oriente, a nova frota de 30 autocarros articulados, que a empresa recepcionou durante o ano de 2010».
Para saber tudo sobre esta notícia, leia tudo no Blog «TETRAPLÉGICOS» Eduardo Jorge.
Fonte: Lusa \ Sol

Comentários

Se os veículos com chassi articulado forem Volvo B9 SALF não há nada mais adequado em termos de acessibilidade, a plataforma é rebaixada por toda a extensão do veículo. Já a acessibilidade para cegos me surpreendeu positivamente, do lado de cá do Atlântico quase não se faz nada pelos cegos, que acabam dependendo da boa vontade de alguns para se deslocarem com segurança.
Aqui em Portugal, ainda estamos muito atrasado sobre ao transportes para as pessoas com deficiencia.
Um abraço, Nelson