METRO DE LISBOA E ACESSIBILIDADES

MOBILIDADE PARA TODOS

A plena acessibilidade, para todos os clientes, é um objectivo e uma prioridade para nós.

Como tal, todas as estações mais recentes comportam meios mecânicos facilitadores de mobilidade, como sejam escadas e/ou tapetes mecânicos e elevadores indispensáveis à plena acessibilidade para todos os clientes.

Neste momento, na nossa rede de 46 estações (compreendendo 4 estações de correspondência entre linhas), possuímos 180 escadas mecânicas, 78 elevadores e 10 tapetes rolantes sendo que são 23 as nossas estações com acessibilidade plena a clientes de mobilidade reduzida.

A atenção para com os clientes de mobilidade reduzida foi tida igualmente em conta no projecto e execução das linha de controlo de acessos, existindo, em cada linha de controlo, canais especiais (mais largos) para quem necessite.

Com vista à acessibilidade plena, a todos os nossos clientes, a informação no interior dos comboios, com indicação da próxima estação, e as informações nas estações (cais e átrios), nomeadamente as relativas a perturbações no serviço, são simultaneamente sonoras e afixadas em painéis electrónicos. De igual modo, o aviso de fecho de portas é simultaneamente sonoro e luminoso.

As máquinas automáticas de venda de títulos existentes nas nossas estações, num total de 247, possuem as adaptações necessárias para cegos e amblíopes.

Comentários